Português Italian English Spanish

Espaço cultural casa da música - RJ

 contato@espacoculturalcasadamusica.com.br   (21) 3281-8965 / (21) 3281-8966
Menu

Musicalizando

Musicalização Infantil

   “A Música é para criança algo que desperta nela à sua expressão espontânea"

         A Musicalização Infantil é um processo de construção do conhecimento, e tem o poder  e desenvolvimento dos pequenos na sensibilidade,  criatividade, consciência corporal,  rítmica, concentração, do prazer em  ouvir música, da imaginação,  do respeito ao próximo, da socialização e afetividade.

     A Musicalização  infantil está ligada a uma motivação diferente do ensinar, onde é possível favorecer a autoestima, a socialização e o desenvolvimento do gosto e do senso musical e é uma grande aliada no desenvolvimento saudável da criançada.

     Brincar aprendendo música na infância é sempre um momento sério, onde a brincadeira é uma tarefa muito importante. Musicalizar é uma diversão, e através desta vivência sonora e rítmica realizadas com  jogos, aplicativos e brincadeiras, que o aprendizado musical chega as crianças. Foi-se o tempo em que uma aula de música era cansativa para as crianças, onde os símbolos musicais apareciam como estranhos desenhos e nada representavam para elas.

    A maioria das crianças que estão tendo aula de música em suas escolas, na verdade a encara como um momento de distração e entretenimento. Mesmo a escola que possui um profissional competente para tal função, é comum encontrar nas crianças um distanciamento com a realidade da cultura musical.

Musicalização Infantil ?

Brincar, indiscutivelmente, é uma grande atração para uma criança. É sempre um momento sério para nossa escola Espaço Cultural Casa da Música, onde a brincadeira é uma tarefa muito importante. Musicalizar Brincando é um processo que completa o desenvolvimento da criança, que vai de encontro com seus interesses e proporciona benefícios que ela própria não consegue avaliar, mas sente.

   Através da Musicalização Infantil atual, estes mesmos símbolos vão fazendo parte da vida da criança, de uma maneira muito simples, alegre e agradável.

   Musicalizar brincando é uma maneira inovadora de ensinar música para as crianças, que tem sua à disposição jogos interativos e interessantes que serão de forma prazerosa e consistentes  no próprio processo didático.

Acreditamos que o primeiro passo para se aprender música  é ouvir, não ouvir por ouvir, mas saber ouvir corretamente. O professor tem que elaborar de forma estratégica para que uma criança aprenda como ouvir uma música com suas nuances, como: a melodia, o ritmo, sua duração, notas, o reconhecer o timbre  e características de cada instrumentos , sua intensidade,  etc…

    Como diria o escritor Rubem Alves

" Se fosse ensinar a uma criança a beleza da música não começaria com partituras, notas e pautas. Ouviríamos juntos as melodias mais gostosas e lhe contaria sobre os instrumentos que fazem a música. Aí, encantada com a beleza da música, ela mesma me pediria que lhe ensinasse o mistério daquelas bolinhas pretas escritas sobre cinco linhas. Porque as bolinhas pretas e as cinco linhas são apenas ferramentas para a produção da beleza musical. A experiência da beleza tem de vir antes."

    O  método usado no Espaço Cultural Casa da Música,  trabalha a Musicalização Infanti de maneira lúdica, não pode ser nada imposto e nem exigente.

 

 

  Veja Mais