Português Italian English Spanish

Espaço cultural casa da música - RJ

 contato@espacoculturalcasadamusica.com.br   (21) 3281-8965 / (21) 3281-8966
Menu

MPB e um pouco da sua tão vasta história

A MPB é conhecida mundialmente e não é a toa, seus milhares de fãs são considerados pessoas de bom gosto e muitas vezes saudosistas!

Como definir de fato esse som?

A MPB começou com um perfil marcadamente nacionalista mas foi mudando e incorporando elementos de procedências várias, até pela pouca resistência, por parte dos músicos, em misturar gêneros musicais. Esta diversidade é até saudada como uma das marcas deste gênero musical. Pela própria hibridez, é difícil defini-la e assim ela vai se expandindo e cada vez mais agregando estilos e composições em sua história!

O nome MPB pode, em determinados momentos, criar confusão por aparentemente se referir a qualquer música popular do Brasil, porém é importante diferenciar MPB - o estilo musical - de outros, como o samba, o choro, a bossa nova etc. Apesar de todos terem ligações, não são a mesma coisa. Assim como a bossa nova, a MPB foi uma tentativa de produzir uma música brasileira "nacional" a partir de estilos tradicionais. A MPB teve um impacto considerável na década de 1960, em grande parte graças a vários festivais de música na televisão.

A própria história do Brasil é suficiente para explicar a diversidade que se tornou a música popular brasileira e a Bossa Nova é considerada a mãe da MPB.

Em meio ao início do regime militar, a MPB virou um símbolo de resistência para os jovens universitários. Era, por isso, chamada de música universitária. Grandes canções de teor de resistência, com poesia criptografada e bela, contornando censura, consagraram a MPB como principal gênero brasileiro de música. O seu auge se deu com o Tropicalismo.

Os principais artistas dessa grande época musical que tanto influencia a música num geral foram: Chico Buarque, Tom Jobim, João Gilberto, entre muitos outros!

Gostou desse assunto? Em breve vamos abordar outros assuntos tão interessantes e agregadores quanto esse, mas se ficou alguma dúvida deixe seu comentário que a gente vai tentar te ajudar na pesquisa...

 A música tem o poder de informar encantando...

 

Fonte: Wikipédia, Gazeta do Povo e Vix.

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário