Português Italian English Spanish

Espaço cultural casa da música - RJ

 contato@espacoculturalcasadamusica.com.br   (21) 3281-8965 / (21) 3281-8966
Menu

Vamos falar sobre violão?!

Você sabia que existe inúmeros tipos de violão?!

Não?

Pois agora a gente vai te contar um pouco da história do violão e contar um pouco das cordas dele, porque assunto sobre esse instrumento é o que não vai faltar!

A história dele assim como os assuntos tem muitas vertentes e começa mais ou menos a 2000AC e nos leva à Grécia. Já aqui no Brasil tudo começou com a viola que foi trazida pelos portugueses durante a colonização, como todos sabem de forma bem diferente do violão e que durante muito tempo foi confundido.

A safra de violonistas no brasil é muito vasta e um dos precursores de seu som perante a elite carioca foi Clementino Lisboa, sem contar com o importante violonista Villa Lobos de quem a música brasileira para violão tem como base a sua pequena obra.

Vertentes dizem que; o violão é um instrumento derivado do alaúde árabe ou que derivou-se da “Cítara romana”, tendo seu uso expandindo com a dominação do império romano. Sendo um ou outro sabemos que hoje ele é um instrumento de corda com uma caixa geralmente de madeira que ajuda na propagação do seu som e eles podem ter 6, 7 ou 12 cordas.

Violões de 6 cordas geralmente podem ter cordas de aço ou de nylon, violões de 7 cordas são muito mais comuns com cordas de nylon e violões de 12 cordas só com cordas de aço. O mais encontrado são os de 6 cordas pois a dinâmica do E1 até E6, do “mizão” à “mizinha” são mais difundidos. O de 7 cordas é bem utilizado para choro e samba e a sua 7ª corda geralmente é mais grave. É bom ressaltar que a baixaria do 7 cordas dá à música um sentido de continuidade, caracterizado pela presença de contracantos com a melodia.

 O moderno violão de 12 cordas foi visto primeiro na América,  um pouco antes da virada do século e tem as cordas dispostas em pares sendo que em cada par cada uma das duas cordas fica bem próxima uma da outra. Cada par de cordas é composto por uma corda de diâmetro igual a encordamentos de 6 cordas comuns e outra corda com diâmetro tal que seja possível afiná-la uma oitava acima. As exceções são os pares de cordas mizinha e si, que são na verdade dois pares compostos de cordas idênticas e afinadas na mesma oitava.

Agora é só começar a praticar sabendo um pouco mais sobre o seu violão.

E você qual usa? Conta pra gente e venha fazer aulas de violão na Casa da Música! :)

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário